Plantas em Extinção no Brasil

Lista de Plantas em Extinção

O Brasil é o país mais rico em recursos naturais e isso se reflete nos números de exploração de forma predatória que nossa natureza sofre. É o caso das vegetações e plantas em geral que tem inclusive algumas espécies em extinção no Brasil.

O Brasil é inclusive um dos cinco países que tem mais espécies de plantas em extinção, mas que também inclui a flora e fauna. Isso acontece com a fauna porque a devastação de um deles (a flora) acaba influenciando na sobrevivência do outro. Mas, algumas espécies que vamos citar abaixo estão ameaçadas de extinção (ainda não foram extintas), por isso ainda dá tempo de nos mobilizarmos e fazermos alguma coisa. A seguir conheça a lista de plantas em extinção no Brasil.

plantas-em-extincao

Entre as espécies de plantas ameaçadas de extinção está uma delas que é bem conhecida nossa, a Aechmea blumenavii Reitz ou simplesmente bromélia, também popularmente chamada de gravatá e monjoba é comum do Estado de Santa Catarina. Outras espécies ameaçadas de extinção são: a Aniba roseodora Ducke, conhecida como pau-rosa_, comum da Amazônia está na categoria perigo, diferente da primeira que está na categoria rara; Araucaria angustifólia Kuntese, o nome popular é pinheiro do Paraná comum nos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e está em situação vulnerável; Betholletia excelsa HBK conhecida como Castanheira-do-brasil comum dos estados do Amazonas, Pará, maranhão, Rondônia e Acre e está na categoria vulnerável; Cariniana ianeirensis Kunth, chamada de jequitibá comum da região do Rio de Janeiro e que está na categoria rara; Astronium urundeuva, conhecida como aroeira-do-sertão está na categoria vulnerável; Lychnophora ericoides Mart com nome popular de arnica, candeia, comum dos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais e está na categoria vulnerável; Swietenia macrophylla king, com nome popular chamado de mogno, águano, caoba e é comum dos estados de: Pará, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Acre e está na categoria perigo.

plantas-em-extincao-no-brasil

Entre outras espécies de plantas que estão em extinção no Brasil com o nome mais popular estão: Jacarandá-da-Bahia, Andiroba, Grumixama (que não é tão conhecida, é uma árvore que pode medir cerca de 20 metros, tem tronco curto, folhas duras de tonalidade verde escura e que tem pequenas folhas brancas), Palmito-Juçara, xaxim-verdadeiro (uma planta que pode chegar entre 10 a 120 centímetros de diâmetro e a altura pode chegar a seis metros), Cabreúva vermelha (pode chegar entre 12 a 26 metros de altura e o tronco chega de 60 a 80 metros e a sua casca tem uma coloração cinza) e Butiá imbuia. Por isso, precisamos passar para as próximas gerações os cuidados com nossas plantas assim como nossa fauna e natureza em geral.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *