Animais Extintos a milhares de anos na natureza

Confira a lista de animais extintos no planeta a milhares de anos

Quando se fala de animais extintos há milhares de anos, logo vem a mente os dinossauros, animais que a humanidade não conviveu, mas que com o passar dos milhares de anos sobraram vestígios deles, há até os profissionais especialistas nesses animais extintos, os paleontologistas.

A extinção em massa de espécies em escala mundial está ocorrendo durante a moderna época geológica do Holoceno. A grande quantidade de extinções cobre minuciosa quantidade de extinções de plantas, animais incluindo mamíferos, aves, anfíbios, répteis e antrópodes.

Essa era de extinção inclui o desaparecimento notável de grandes mamíferos, ao fundo da última glaciação (9 mil a 13 mil anos atrás). Esses desaparecimentos têm sido considerados uma resposta a mudança climática ou resultado da proliferação dos humanos modernos. Estas extinções ocorreram perto do limite do Pleistoceno-Holoceno também chamados de extinções em massa da Era do Gelo. Entre os animais extintos dessa época estão: mamute-lenoso (foto), rinoceronte lanudo, alce gigante, Leão da Cavernas, Ursos das Cavernas, Hiena das Cavernas, Elefantes-anões, Cisne-gigante, Rato-gigante.

Essa extinção de milhares de anos se arrasta até nossos dias em espécies que se extinguem a cada época, muitas são causadas pela influência humana. As extinções são minimizadas pela sobrevivência de poucas espécies em cativeiro como é o caso atual do Panda-Gigante, Rinoceronte-de-Java, furões-de-pés-pretos etc.

Outros animais completam essa lista de animais: Golfinho do rio chinês, Tigre da Tasmânia, Quagga, Urso do Atlas, Leão do Cabo, Codorna da Nova Zelândia, Alca Gigante, Tigre Persa, Coqui Dourado Pika Sarda.

Já os conhecidos Dinossauros, foram extintos no período mais conhecido de extinções de animais: a era entre o fim do período cretáceo- a era entre o fim do período Cretáceo e início do Terciário. Este evento vitimou 26% das famílias existentes e pelo menos 75% das espécies tanto de organismos terrestres e marinhos. As classes mais afetadas foram às répteis e a dos moluscos. Entre as espécies extintas estão: os dinossauros, Plasiossauros, Pterossauros, Anonites etc.

Em 1998, o American Museum of Natural History fez uma pesquisa entre biólogos a qual revelou que a maioria deles acredita que estamos no início de um processo de extinção em massa acelerada. Calcula-se que nas taxas atuais de perturbação humana na biosfera, metades de todas as espécies de vida estarão extintas e, 100 anos. Vários outros estudos reforçam essa ideias. Por isso, temos muita responsabilidade de certa forma na extinção dos animais futuramente. Devemos repensar na nossa relação com os animais.

7 Comentários em “Animais Extintos a milhares de anos na natureza

  1. infelizmente vários animais foram extintos ao decorer do tempo por fatores tais da natureza.Que só aconteceram porque nós humanos não valorizamos os nossos animais e cada vez varias espécias seram extintas pelas nossas mãos porque somos a intolerancia e o desrespeito que abita sobre a terra.

  2. Os animais extinitos,nao podem ser extintos .
    esses caras tem que ser cartigados pelos erros .Ninguem nao gosta de ser preso,e voces?????????????

  3. eu amei esse site porque foram minhas professoras queridas que mi deram esse site gente estuda na escola moderna perto do regional e da banana cafe ta combina tchao beijo pra todos e inclusive para minhas professoras queridas

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *