Animais em Extinção da Fauna Brasileira

Confira a lista de Animais em Extinção da Fauna Brasileira

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), o Brasil tem nos dias atuais um total de Animais em Extinção calculado em 130 espécies e subespécies. 96 destas são da espécie insetos, como: besouros; abelhas; borboletas; formigas; mariposas e libélulas. E as outras 34 são da espécie invertebrados terrestres, como aranhas, gongolos, pseudoescorpiões, opiliões, minhocas, caracóis, entre outros. Saiba mais agora sobre Animais em Extinção da Fauna Brasileira.

animais em enetincao fauna brasileira 239x300 Animais em Extinção da Fauna Brasileira

O desmatamento não destrói apenas os ecossistemas, mas também leva à extinção de animais que neles vivem. De acordo com dados da Ciência, até hoje já foram identificados cerca de 1,4 milhões de espécies de vida animal. Desconfia-se, no entanto, que existam ainda mais de 30 milhões, a ser identificadas. A maior parte dessas espécies de animais deve existir em regiões de florestas tropicais úmidas. Porém, pode ser que nunca cheguemos a conhecer a maioria, já que se calcula que 100 espécies desaparecem a cada dia devido ao desmatamento. A lista de Animais em Extinção só cresce, infelizmente.

Os Animais em Extinção da Fauna Brasileira estão distribuídos por vários Estados brasileiros, como Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Pará, Paraíba, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Alagoas e Ceará.

Eis alguns dos principais animais em extinção do Brasil:

- Onça-pintada: o animal, que é encontrado no Pantanal, tem desaparecido dessa região por causa da caça indiscriminada. A pele da Onça-pintada é tão valiosa que, no mercado internacional, tem cotação em dólares.

- Pica-pau-de-cara-amarela: Vivem nas matas gaúchas. São vítimas do desmatamento, pois com ele perdem as sementes das árvores, que são sua principal fonte de alimentação.

- Ararinha-azul: a ave é muito cobiçada por sua plumagem, principalmente no mercado internacional. Há poucos sobreviventes, cerda de 50, vivendo na Bahia e no Piauí.

- Mico-leão-dourado: o animal perdeu seu habitat natural devido à redução da Mata Atlântica. Restam ainda algumas centenas deles vivendo no estado do Rio de Janeiro, na reserva de Poço das Antas.

- Tartaruga-de-couro: é um animal cada vez mais raro no litoral do Brasil. Pescadores do país disputam sua carne e seus ovos.

Mais Animais em Extinção


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>